15.12.17

Êxtase pela comida

Nosso cérebro libera substâncias prazerosas depois das refeições – mesmo quando não são apetitosas

Quando experienciamos dor, nosso cérebro produz analgésicos naturais que são quimicamente similares a drogas potentes como a morfina. Agora, pesquisas sugerem que tais opiáceos endógenos também desempenham um outro papel: ajudam a regular o equilíbrio calórico do corpo.

Lauri Nummenmaa, uma especialista em imagem cerebral da Universidade de Turku na Finlândia e seus colegas, mediram a liberação de opiáceos endógenos em 10 homens saudáveis. Foram injetados neles uma substância radioativa que se liga aos receptores opiáceos. Assim, sendo possível visualizar sua atividade usando um aparelho de tomografia por emissão de pósitrons (PET-TC).

O estudo encontrou evidencias de analgésicos naturais nos cérebros dos homens depois de comerem um saboroso pedaço de pizza. Surpreendentemente, seus cérebros liberaram ainda mais opiáceos endógenos depois que tomaram uma bebida menos saborosa – uma refeição liquida que a pesquisadora a denomina de uma “substância pegajosa ou viscosa”.

Apesar de eles terem avaliado a pizza como sendo mais saborosa, a liberação dos opiáceos não se restringiu ao sabor, publicaram os pesquisadores no início do ano.

“Esperava o oposto,” comenta Paul Burghardt, um pesquisador da Universidade do estado de Wayne – que não estava envolvido no estudo. Afinal de contas, resultados anteriores com humanos e animais levaram os cientistas a acreditar que os opiáceos endógenos ajudavam a promover o prazer da comida.


Artigo original: https://www.nature.com/scientificamerican/journal/v317/n6/full/scientificamerican1217-20a.html


Life is violent!
Ajude a Violent, comente, siga nosso twitter e nos divulgue.


https://twitter.com/violentsubs

0 Comments:

Postar um comentário

Creative Commons License